domingo, 2 de janeiro de 2011

Ano Internacional da Enfermeiro - 2010

CENTENÁRIO DA MORTE DE FLORENCE NIGHTINGALE









Celebra-se, durante o ano em curso, o centenário da morte de Florence Nightingale (1820-1910) e, para comemorar este marco histórico, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs que 2010 fosse considerado como o Ano Internacional da Enfermeira, uma iniciativa que visa conferir crédito às vozes, valores e conhecimento dessas profissionais.
Em todo o mundo, o nome de Florence Nightingale tem sido reverenciado e respeitado, por mais de um século. Ainda hoje, suas contribuições para o conhecimento, educação e práticas da Enfermagem, assim como para as pesquisas, estatísticas e reformas da saúde pública e da atenção à saúde, são consideradas fundamentais. No decorrer desse ano especial, intenta-se honrar o legado de Florence Nightingale, “A Dama da Lâmpada”, e de outras tantas enfermeiras e trabalhadoras/es da saúde, do passado e do presente, que têm demonstrado como ações individuais podem fazer um mundo de diferença, mais saudável e digno.
O texto da Resolução apresentada para aprovação da Assembléia Geral afirma o reconhecimento à devoção e dedicação das enfermeiras e obstetrizes do mundo, e a seu cuidado e preocupação com a saúde e bem-estar dos povos dos Estados que são membro da ONU. Em particular, reconhecem a contribuição vital dessas profissionais para a redução da mortalidade infantil e a melhoria da saúde materna, manifestando apreço por seu empenho para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Fonte:Associação Brasileira de Enfermagem(ABEN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://contate.me/enfermare